PRIMAVERA em Costa Nova & Aveiro

Aveiro & Costa NovaPara encher os olhos e descansar a alma.. do agito de tudo… Vamos à Costa Nova e terminar em Aveiro ! 

COSTA NOVA, a praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por situa-se na costa ocidental de Portugal, na linha de costa da Ria de Aveiro. Localiza-se no Município de Ílhavo, tal como a Praia da Barra, na Região Centro de Portugal. Teve a sua origem na abertura da barra da Ria de Aveiro, a partir do ano de 1808.

COSTA NOVA faz parte do Conselho de ÍLHAVO sub-região de Aveiro, que na sua origem encontra-se a cidade Romana de Illiabum. Este concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal.

É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de esportes náuticos, já que, além da frente atlântica, dispõe também de uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa por lá. O ex-libris desta praia são os “palheiros” casas típicas desta praia, caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na atualidade em betão), com listas verticais ou horizontais intercaladas, listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. Eram antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, atualmente convertidos em residências balneares.

Depois do descanso só de olhar e de sentir a brisa a passar…  é hora de um bom café a tomar e experimentar o doce gastronomicamente chamado, a “tripa”, um dos mais afamados doces regionais, que surgiu na Costa Nova.

Se for almoçar será uma boa escolha na região, vá ao Mercado do Peixe onde também é possível adquirir marisco previamente confeccionado, especialmente ao fim-de-semana.  A região existem bons restaurantes, especializados em bacalhau, peixe fresco – grelhado ou em caldeiradas e ainda mariscos da Ria de Aveiro. Anualmente, em Agosto, realiza-se o Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova.

Para fazer o quilo, reserve um tempo e conheça a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, fábrica de porcelana portuguesa fundada em 1824, sendo a mais antiga da Península Ibérica.  *Veja mais clicando Porcelana Portuguesa 

Depois feche o dia, dê um pulo em AVEIRO, Aveiro-the-place-to-go-32na costa oeste portuguesa fundada junto a uma laguna da Ria de Aveiro, conhecida como a “ Veneza portuguesa ”, distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos, (barcos moliceiros), tradicionalmente utilizados para a colheita de algas.

Por fim, aproveite dormindo na região e tenha bons sonhos e no dia seguinte, siga para O PORTO ao norte ao sul.

Essas e outras DICAS & INFORMAÇÕES de roteiros, tours, com guias e transportes, fale conosco, é um prazer viajar com você !

contato@guiabrasilportugal.com

Visite nosso Site e Redes Sociais www.guiabrasilportugal.com.br

Logotipo Oficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s